Image 

Com Celebração Eucarística todos os dias e participação de padres de outras paróquias, realizou-se, de 20 a 29 de maio, a novena em preparação à Festa do Sagrado Coração de Jesus. Momentos raros de fé, comunhão e entrega ao “... manso e humilde Coração de Jesus”.

No dia 20 de maio, a organização da novena coube ao Apostolado da Oração, que, sob a coordenação de dona Maria José, teve aos seus cuidados a liturgia da Santa Missa, presidida pelo Rvmo. Pe. Otmar Jacob, sacerdote jesuíta, secretário nacional do movimento do Apostolado da Oração e concelebrada por Monsenhor Joaquim H Camargo.

Os cantos, os mesmos entoados em todos os dias da novena, neste dia, estiveram à cargo dos jovens.

No dia 21, presidiu  a celebração, Pe. Gilson, reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Santo Amaro. Foi concelebrante Monsenhor Joaquim. A liturgia, bem como os cantos, estiveram à cargo da Pastoral da Juventude. Nessa noite foi ressaltada a importância de Santa Margarida Maria Alacoque, cuja imagem colocada em nossa igreja, olha em direção à capela do Sagrado Coração de Jesus, como a religiosa que viveu a experiência mística da visão do Sagrado Coração de Jesus, ardendo em  chamas e envolto por uma coroa de espinhos.

Dia 23, presidida por Pe. Lázaro, o artista sacro responsável pelas pinturas em nossa igreja, a liturgia contou com a organização do Movimento da Mãe Peregrina  sob a coordenação de Maria Lúcia Aufranc, com  a participação de dona Maria Lúcia Valle nos cantos.

Nos dias  24, 25 e 26 as celebrações foram presididas pelo pároco, Monsenhor Joaquim e respectivamente estiveram responsáveis pela liturgia: o Movimento dos  Vicentinos, a equipe da própria missa das 18h aos domingos e o Apostolado da Oração. No dia  25, Maria Lúcia e Álvaro cuidaram dos cantos; no dia 24 eles estiveram à cargo das Irmãs Carmelitas e no dia 26  das Irmãs da Congregação das Filhas de São José.

Dia 27,  um momento diferente dentro da novena. O burburinho e a alegria das crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis preencheu o ar e a igreja lotou. Era o dia da Catequese coordenar a celebração com a colaboração dos jovens, nos cantos.

Presidiu a celebração, com seu especial carisma, Pe. Beto, pároco da  paróquia Santa Rosalia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e concelebrou Monsenhor Joaquim.  Nessa noite, as crianças que se preparam para receber a Primeira Eucaristia receberam das mãos dos celebrantes o Crucifixo.

Ao final da celebração, foi entregue, a todas, a estampa com a imagem e a oração ao Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se a Consagração ao Cpração de Jesus.

Dia 28, foi a vez de Pe. Francisco Chagas, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, celebrar, acompanhado por Monsenhor Joaquim. Como responsável pela liturgia, a Pastoral da Esperança e os cantos à cargo novamente de dona Maria Lúcia.

Chegamos ao último dia da novena e a Pastoral da Família coordenou a liturgia, os jovens entoaram os cantos e a comunidade acolheu Pe. Miguel, reitor do Seminário da Comunidade Javé Salvador, para presidir a celebração, acompanhado do diácono Moisés e do seminarista João, tendo como concelebrante Monsenhor Joaquim.

Durante toda a novena, os celebrantes discorreram, em suas homilias, sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em seus diversos aspectos: adoração, louvor, comunhão, gratidão, desagravo, e, ao final das  celebrações Eucarísticas, com todos os presentes, renderam glórias ao Sagrado Coração de Jesus, orando voltados para o Seu altar e entoando o  “Coração Santo”.

Todos os padres  visitantes foram calorosamente acolhidos e receberam das mãos de Monsenhor Joaquim, em nome da comunidade, uma estola do  Sagrado Coração de Jesus. A estola é um o símbolo próprio do sacerdócio.

No dia 30 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, de acordo com o calendário litúrgico deste ano, aconteceu a Missa Solene presidida por Dom Fernando Antonio Figueiredo e concelebrada por Monsenhor Joaquim e Monsenhor Paulo, ao término da qual a comunidade presenciou a tradicional queima de fogos, não sem antes curvar-se e implorar mais uma vez:

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!” (Mateus 11,29)

Colaboração: PASCOM

Como Chegar

JavaScript must be enabled in order for you to use Google Maps.
However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser.
To view Google Maps, enable JavaScript by changing your browser options, and then try again.

Sobre a PASCOM

Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade. A PASCOM (Pastoral da Comunicação) se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.

Na Sagrado Coração a PASCOM é responsável pelo site, pelo informativo mensal e por toda a folheteria distribuída na paróquia.