Novena em preparação à Festa do Sagrado Coração de Jesus

Image

Com Celebração Eucarística todos os dias e participação de padres de outras paróquias, realizou-se, de 20 a 29 de maio, a novena em preparação à Festa do Sagrado Coração de Jesus. Momentos raros de fé, comunhão e entrega ao “... manso e humilde Coração de Jesus”.

No dia 20 de maio, a organização da novena coube ao Apostolado da Oração, que, sob a coordenação de dona Maria José, teve aos seus cuidados a liturgia da Santa Missa, presidida pelo Rvmo. Pe. Otmar Jacob, sacerdote jesuíta, secretário nacional do movimento do Apostolado da Oração e concelebrada por Monsenhor Joaquim H Camargo.

Os cantos, os mesmos entoados em todos os dias da novena, neste dia, estiveram à cargo dos jovens.

No dia 21, presidiu  a celebração, Pe. Gilson, reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Santo Amaro. Foi concelebrante Monsenhor Joaquim. A liturgia, bem como os cantos, estiveram à cargo da Pastoral da Juventude. Nessa noite foi ressaltada a importância de Santa Margarida Maria Alacoque, cuja imagem colocada em nossa igreja, olha em direção à capela do Sagrado Coração de Jesus, como a religiosa que viveu a experiência mística da visão do Sagrado Coração de Jesus, ardendo em  chamas e envolto por uma coroa de espinhos.

Dia 23, presidida por Pe. Lázaro, o artista sacro responsável pelas pinturas em nossa igreja, a liturgia contou com a organização do Movimento da Mãe Peregrina  sob a coordenação de Maria Lúcia Aufranc, com  a participação de dona Maria Lúcia Valle nos cantos.

Nos dias  24, 25 e 26 as celebrações foram presididas pelo pároco, Monsenhor Joaquim e respectivamente estiveram responsáveis pela liturgia: o Movimento dos  Vicentinos, a equipe da própria missa das 18h aos domingos e o Apostolado da Oração. No dia  25, Maria Lúcia e Álvaro cuidaram dos cantos; no dia 24 eles estiveram à cargo das Irmãs Carmelitas e no dia 26  das Irmãs da Congregação das Filhas de São José.

Dia 27,  um momento diferente dentro da novena. O burburinho e a alegria das crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis preencheu o ar e a igreja lotou. Era o dia da Catequese coordenar a celebração com a colaboração dos jovens, nos cantos.

Presidiu a celebração, com seu especial carisma, Pe. Beto, pároco da  paróquia Santa Rosalia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e concelebrou Monsenhor Joaquim.  Nessa noite, as crianças que se preparam para receber a Primeira Eucaristia receberam das mãos dos celebrantes o Crucifixo.

Ao final da celebração, foi entregue, a todas, a estampa com a imagem e a oração ao Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se a Consagração ao Cpração de Jesus.

Dia 28, foi a vez de Pe. Francisco Chagas, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, celebrar, acompanhado por Monsenhor Joaquim. Como responsável pela liturgia, a Pastoral da Esperança e os cantos à cargo novamente de dona Maria Lúcia.

Chegamos ao último dia da novena e a Pastoral da Família coordenou a liturgia, os jovens entoaram os cantos e a comunidade acolheu Pe. Miguel, reitor do Seminário da Comunidade Javé Salvador, para presidir a celebração, acompanhado do diácono Moisés e do seminarista João, tendo como concelebrante Monsenhor Joaquim.

Durante toda a novena, os celebrantes discorreram, em suas homilias, sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em seus diversos aspectos: adoração, louvor, comunhão, gratidão, desagravo, e, ao final das  celebrações Eucarísticas, com todos os presentes, renderam glórias ao Sagrado Coração de Jesus, orando voltados para o Seu altar e entoando o  “Coração Santo”.

Todos os padres  visitantes foram calorosamente acolhidos e receberam das mãos de Monsenhor Joaquim, em nome da comunidade, uma estola do  Sagrado Coração de Jesus. A estola é um o símbolo próprio do sacerdócio.

No dia 30 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, de acordo com o calendário litúrgico deste ano, aconteceu a Missa Solene presidida por Dom Fernando Antonio Figueiredo e concelebrada por Monsenhor Joaquim e Monsenhor Paulo, ao término da qual a comunidade presenciou a tradicional queima de fogos, não sem antes curvar-se e implorar mais uma vez:

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!” (Mateus 11,29)

Colaboração: PASCOM

Sab Out 25