ENTÃO É NATAL!!!

 A festa cristã. Um ano termina e outra já se avizinha. Então é Natal!!!, tempo de rever amigos, ganhar e distribuir presentes, viajar, receber visitas, comer, beber, festejar. Então, é isso o NATAL????. Para muitos o Natal é isso mesmo. Mas há quem sinta o Natal de maneira diferente. Na celebração do Natal, a humanidade volta à sua pureza original ao contemplar o rosto amoroso de Deus feito homem, na fragilidade de uma criança a se mexer nas palhas frias e úmidas da gruta em Belém. Por isso é tempo de avaliar, concluir e planejar a vida. É tempo de refazer o caminho, estender a mão, pedir perdão, acolher o irmão, dar glória a Deus. Sendo assim, porque não reunir a família e amigos, unir as mãos num gesto fraterno e solidário para juntos celebrar a grande festa da VIDA? Aí sim, é Natal.

O Natal é mais do que simplesmente comemorar uma data festiva que se repete a cada ano, regada pelo consumismo e pela exploração - gastos desnecessários, farras e bebedeiras. É a festa da vida que rompe em meio a tantas situações de morte, em cada canto deste planeta. O Deus da vida vem ao nosso encontro ainda que na fragilidade da criança "aparentemente" indefesa, miúda e pobre no meio dos pobres de todos os tempos. Mas, Ele é forte, é grande, é um Deus como não há outro igual a partilhar sua vida conosco para que n'Ele tenhamos vida em plenitude. É a vida que enche de vida, milhões de vidas presentes em nossos biomas brasileiros. Então, Natal é celebrar Jesus Cristo, homem e Deus para todos os de boa vontade. Neste mês, último ano, depois de vivermos as alegrias dos 300 anos da presença de Maria, a Senhora de Aparecida em nosso chão e no meio do nosso povo, queremos com Ela fazer a experiência da gruta e por Ela chegar ao MENINO que nasceu em Belém.

Aos mais lentos e desavisados, queremos dizer que ainda há tempo para refletir, corrigir os erros, podar as arestas, estreitar laços, somar forças com os que estão dispostos a entrar em paz no novo Ano.

Na certeza de que a fé move montanhas, que o amor supera o ódio, que a paz transforma os corações aflitos e angustiados, acolhamos com alegria a Virgem Maria na festa da sua Imaculada Conceição, Ela que nos apresenta o seu Menino e desejamos uns aos outros os mais sinceros votos de um Feliz e Santo Natal, extensivos ao Ano Novo, que já se avizinha!!!!

Com minha benção!

Pe. Amaro