Igreja no Brasil celebra a abertura do Ano Nacional do Laicato

"Nestes tempos, repletos de materialismo hedonista, saibamos abrir-nos aos valores do Evangelho, pela doação de tempo e de nossas vidas aos irmãos necessitados conforme o Evangelho, partilhando os dons que cada um recebeu de Deus." Papa São João Paulo II

Resultado de imagem para laicato

Com o tema "Cristãos Leigos e Leigas, sujeito na 'Igreja em saída', a serviço do Reino" e o lema "Sal da Terra e Luz do mundo", a iniciativa de acordo com o papa Francisco, deseja fazer crescer "a consciência da identidade e da missão dos leigos e leigas na igreja". "O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós", afirma o presidente da CEP para Laicato da CNBB, dom Severino Clasen.

O bispo espera que o Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo chamando-os e enviando-os para serem sal, luz e fermento na massa. "Vamos todos, por meio da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em ralações de paz e amor", exorta.

Para o bom Êxito do Ano Nacional do Laicato, que irá até o dia 25 de novembro de 2018, é preciso em primeiro lugar a abertura do coração, presença e participação de todos. É participando que a gente vai adquirir, e vai entender nossas identidades como cristão leigos e leigas, a nossa vocação, espiritualidade e missão".

"Você aí que é cristão leigo ou leiga ou você que tenha algum ministério na igreja mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo, ou presbítero você pode com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano do Laicato" - Laudelino A. dos Santos Azevedo, assessor da CEP para Laicato - CNBB